A Bíblia diz que existe tempo para tudo sob o escaldante e independente sol. Nós podemos dizer o mesmo, mas pensando de uma perspectiva necessariamente humana. Deus criou o homem e lhe deu um ciclo viatal natural de cento e vinte anos, onde este necessariamente teria que cumprir algumas etapas: ser gerado, nascer, crescer (física e intelectualmente, incluo espiritualmente também), ter filhos e morrer. Este é o papel do homem obre a face da terra, se ele cumpre, a probabilidade é que ele foi um ser humano feliz, realizado. mas entre esta etapas, estes tempo existe uma lei moral, cujo homem por ela é responsável diante do Criador (Eclesiastes 11.9).
Entre nascer e morrer, existem mais coisas que possa imaginar sua vã filosofia, Horatius, imitando um pouquinho Wilhan Shakespeare. E verdadeiramente podemos pensar assim, não somente entre a terra e o céu, ou mesmo em fantasmas, mas no que diz respeito à vida a ser vivida por nós. nasce e cresce, caminho natural. cresce e amadurece, isto é, começa a se tornar fisicamente produtivo, primeiro no sentido mental, começa-se a construir imaginações, novas modalidades de brinquedos e brincadeiras, passa-se a viver num mundo de faz de contas existencial. Segundo, torna-se produtivo no sentido físico, o homem possa a produzir os hormônios e líquidos necessários para procriar, reproduzir ou reproduzir-se de acordo com o ângulo do pensamento. Enfim, o ser humano, nasce e se tornar produtivo. Pronto, está consumada a primeir etapa da vida.
A segunda etapa é concretizar a filosofia da primeira. É concretizar a vida produzindo de forma natural aquilo que se nasceu para produzir. Alguns não chegarão a esta etapa, por motivos físicos congênitos. Outros avançarão etapas, outros irão passo a passo cumprindo o que lhes fora eternamente determinado para realizar (Salmo 139.16).
Para se procriar foi criada uma lei, que faz com que o homem se una a sua mulher, tornem-se os dois uma só carne e sejam felizes juntos. Deus criou o casamento, onde o homem faz um compromisso com a mulher, observem os artigos, definidos, e ambos caminhem juntos até o fim de seus dias. Podem argumentar contrariamente a isso, dizendo que o ser humano não foi criado para ser monogâmico, mas o que vemos nos mandamentos das Escrituras é exatamente isso, um homem e uma mulher, tudo que ultrapassar a isso é pecado. Qualquer coisa que deixe de lado o "matrimônio" gera uma situação que ao homem caberá uma explicação muito séria ante o Criador. De tudo vamos dar contas a Deus, porque Ele mesmo no-las solicitará. Prestemos atenção nisso, somos responsáveis pelo nossos atos diante do Criador e Senhor nosso, moralmente responsáveis nos diz a teologia cristã. Então, cumprindo cada etapa, o homem produtivo deve casar-se e gerar filhos, que gerarão outros filhos e a Palavra diz que o homem abençoado verá os filhos de seus filhos em paz sobre a sua terra (Salmo 128.6).
A filosofia popular diz que além de procriar o ser humano tem que escrever um livro e plantar uma árvore. Isto é o ser humano criado deve olhar com carinho para a natureza criada por Deus, amá-la e cuidar dela, pois está foi um dos mandamentos edênicos, dominar a terra significa que o homem teria o papel de administrar tudo que estivesse sob suas mãos. E a terra, tudo que nela se contém deveria ser uma de suas ocupações. Também quer dizer que o ser humano deveria deixar para a posteridade obras que sirvam para a edificação dos povos, a ocialização das pessoas. Deste modo, complementamos o pensamento de produção unindo as ordenanças divinas simplificadas pela sabedoria que Ele deu aos homens para dizer que o homem tem a missão de ser produtivo em todos os âmbitos de sua existência. Quanto a última etapa, morrer, o ser humano não nasceu para ser eterno, Deus permitiu a Adão novecentos e trinta anos para que este pudesse, com a sua longevidade, ser redimido de sua culpa moral ante Ele. E isto fou feito na cruz.
O homem que morre fisicamente pode estar morto espiritualmente e definitivamente. Pensando ser a morte eterna um estado consciente, podemos dizer que só existem dois destinos para o ser humano: morte e vida. Morte primeiro porque o homem nasce morto em seus delitos e pecados. Caminha assim, vive assim até que Deus, por Sua infinita misericórdia e amor, o salva no caminhar da existência. Pense, que mesmo estando morto, Deus lhe dá vida em Cristo Jesus para toda eternidade. A cruz não foi uma historinha da carochinha para crianças dormirem, ele é uma realidade para adultos ressuscitarem. Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por Ele. Lembre-se que Ele, o Filho Unigênito de Deus é a propiciação pelos pecados do mundo inteiro (I João 2.2). Nosso infalível paráclitos, para sempre. Pense que na vida você tem três decisões importantíssimas: material, sentimental e espiritual. Se a sua decisão espiritual for acertada toda sua vida será uma bênção, apesar das circunstâncias, sejam elas quais forem. Se a sua decisão espeiritual for a errada, então seu destino será invetivelmente o inferno.
Cristo Jesus chama você a vir com ele. Deixe tudo que está fazendo e siga-o. Deixa, pai, mãe, irmãos, amigos, situação material e siga-O. Se você receber o Cristo que deseja habitar seu coração, como Senhor e Salvador de sua vida, certamente, todas as demais coisas te serão acrescentadas. Você, nasceu pecador, cresceu pecador, e vai morrer pecador. A diferença é que, aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador, vão morrer pecadores redimidos, reconciliados com Deus para sempre. Se morrer sem Deus irá para o inferno, para a morte eterna. Prefira a vida, e a vida eterna e abundante com Jesus Cristo! E viva sua vida, em cada etapa dela, consciente de que não está vivendo em vão, mas existe um alvo para seu coração, o Céu com Jesus para sempre e não o inferno com o diabo para sempre. Depois da morte física, última etapa do ser humano criado, nada mais muda. Ou se está no inferno ou no céu, com Deus ou com satanás. Interessantemente o lado é escolhido desde já, portanto. A pergunta é: DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ QUERIDO(A)? Porssigo: DE QUE LADO VOCÊ QUER FICAR? SDG!
(Rev. Maurício Nascimento)