Sim, existe um plano de vida real para cada ser humano. Seu argumento pode ser: mas eu não estou vivo? por que um plano de vida real para mim? Há uns dias atrás me lembrei de um trecho de uma poesia secular, se não me engano de Caetano Veloso que diz: "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu...". Me pequei pensando nisso, gastando um pouco de meu tempo tergiversando acerca desta frase. Claramente para o mundo ela significa que quem está vivo tem que ir atrás do trio elétrico, ou mesmo não resiste ficar parado quando o trio passa.
Voltando a pensar no plano de vida, elaborado desde o Jardim de Deus, chamado Éden. Vemos que o Criador e Senhor nosso Deus criou o homem, puro, inocente, o colocou no seu Jardim. Este homem desobedeceu a uma ordem direta do Senhor ao comer do fruto que Deus havia ordenado não comer. O resultado imediato da quebra do pacto, foi a morte da humanidade junto de seu representante, Adão. Deus imediatamente, quando anunciava as maldições por causa do pecado, anunciou juntamente o plano de vida através de Jesus Cristo (Gênesis 3.15). Este plano consistiu em que Ele, Deus, em Jesus Cristo, por amor, nos substituiria nesta punição resultante da quebra do pacto pelo pecado, a cruz, símbolo da morte da morte na morte de Cristo. Em uma de suas mensagens, Jesus falando sobre o bom pastor nos coloca que "ele veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância" (João 10.10). Percebendo assim, vemos que a vida real, verdadeira, abundante está em Cristo Jesus que conforme João 3.16-17 veio ao mundo para cumprir o plano de vida divino para nós, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
O Senhor Jesus falando a um sábio da lei denominado Nicodemus, disse que seria necessário nascer de novo, nascer da água e do Espírito (João 3.3-4). Renascer para um alvissareiro futuro pois o passado e todas as suas mazelas ficaram para trás. Ser regenerado, I.é.: gerado de novo, pois morreu com Cristo naquela rude cruz, para ressuscitar-nos com Ele no poder do nosso Onipotente Deus e Pai. Hoje, pois, temos vida porque o descendente a mulher, feriu mortalmente a descendência da áspide satanizada do Éden (Gênesis 3.15). Na cruz a morte foi mortalmente ferida e ali fomos reconciliados com a vida real em Deus nosso Pai e Senhor.
Olhando, portanto para tudo isso, penso que a frase da prosa popular e secular pode ter sentido para mim e para você que cremos em Jesus Cristo. Morremos para o mundo, para o trio elétrico, para a proezas infrutuosas que o ser humano criou e preserva, ou como diz outro poeta secular, "o carnaval é invenção do diabo...". Deus não abençoa uma invenção do diabo, mas permitiu para o mundo ver que o inimigo de Reino quer destruir a relação do homem com o Criador. Morremos sim, para toda criação espúrea do homem e renascemos para a Vida Eterna (João 3.16) pela fé em Cristo Jesus, realmente, por tudo isso, aquele que ressurgiu em Cristo Jesus não vai atraś do Trio Elétrico, tampouco de nenhum outro artifício humano de uma vida infernal, secular e hedonisticamente pragmática. Somo cidadãos do Reino, vamos louvar, curtir, adorar, glorificar, e engrandecer o nome do grande mestre, criador e Senhor nosso, que nos salvou, tirando-nos das trevas e nos colocando na Sua maravilhosa luz. Para sempre, ou não? pense bem em sua situação. O grupo evangélico, denominado "Rebanhão" tinha uma pergunta capciosa para o cristão ainda incerto de sua fé: "de que lado você está... de que lado você quer ficar?" Pense bem... SDG!
(Rev.Maurício Ferreira)