30 de maio de 2013

ADOLESCER, É VIVER...

Quando nós nascemos, nem por sombra imaginamos o que teremos pela frente na vida. Sabemos somente um coisa, temos uma vida para ser vivida. Mas interessantemente só temos consciência disso quando chegamos a segunda infância. Quando começamos a pensar, imaginar o que somos e como estamos. A segunda infância precede a pré-adolescência e a adolescência. Quando chegamos à adolescência, começamos a perceber as agruras do viver cada dia, de viver os tormentos de uma idade de transição, mas de um tempo cheio de alegrias e desafios que nos fazem sempre caminhar um pouco mais, na esperança de que o amanhã será sempre melhor que o hoje. A vida segue o seu curso sempre.

Certa vez li sobre a adolescência e o articulista falava sobre o verbo "adolescer". Gostei e passei a utilizá-lo sempre que meu coração me chama a falar a estes cristãos numa idade de grandes descobertas. Fala-se que a adolescência não é somente um tempo de descoberta e frustrações, mas é um tempo como de restabelecimento do curso da história que aparentemente nos deixa em crise. Esta crise é aquela que nos leva a pensar como adultos ao mesmo em que agimos como crianças. Não temos as convicções de um adulto e ao mesmo tempo não queremos mais voltar ao passado infantil, isto é adolescer. É viver a fase crítica da transição do infante ao tempo de vida adulta, onde as decisões passam a ser nossa responsabilidade. A nossa vida passa a ser a NOSSA vida realmente.

Assim, adolescer é transicionar-se entre a vida sob a responsabilidade dos outros, pais e tutores, e a nossa responsabilidade integral sobre os nosso atos. Portanto, você meu amado e amada adolescente, saiba que a sua vida é denominada na Palavra como a primavera da vida. Um tempo em que em nosso coração floresce a imagem de uma vida cheia de toda esperança de um futuro alvissareiro. Pois, quando olhamos para o passado nos lembramos das promessas de Deus, e quando olhamos para o futuro expectamos o cumprimento de cada uma delas. Você adolescente cristão, tem em sua vida uma promessa, por isso jamais desista de viver cada dia com toda alegria. Sabendo que Deus está ciente de cada dia vivido por todos os seus filhos. 

Viver é caminhar cada dia na certeza da chegada! Deus, que não cochila, guardará cada um de seus passos, aqui e onde ele os enviar. Ande com a certeza da presença divina em todas as suas ações e no seu coração de adolescente, adolescendo de forma viva em Jesus Cristo.

(Rev. Maurício Ferreira)

16 de maio de 2013

GALERA ESCREVO-LHES PORQUE VOCÊS SÃO FORTES.

Erik, Watila e Wesley (Jacundá)

O mundo é velho, nós somos jovens, nossos pais também foram jovens como nós, e o evangelho continua o mesmo desde sempre e para sempre. A vida segue seu curso, o homem cada dia mais e mais degenerado. E eu e você, jovens do século 21, olhando tudo isso acontecer, o relativismo da pós-modernidade reinar. E nós, o que estamos fazendo?

Quando Deus através de João deixou o ditame de que o jovem estaria vencendo o maligno, por isso lhe dirigia palavra tão motivadoras, Ele não espera muito e logo, um pouco depois ele diz: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (João 2.13, 14). Isto significa, caríssimo jovem, que a batalha continua a ser travada, que a sua vida ainda é usada por Deus, que lhe instruiu e instrui através da Palavra e que com esta arma de ataque nas mãos, a espada do Espírito, a sua vida tem sido usada para que as vitórias sejam constantes, profícuas e verdadeiras.
Felipe e filhinha (Foz do Iguaçu)

Então, pensemos o que estamos fazendo? 

Estamos vivendo de acordo com o que a Bíblia diz? 

Ou estamos vivendo conforme o mundo sugere? 

Quando penso no jovem, penso no cristão forte, dinâmico, cheio de viço e alegria, festeiro e tremendamente motivador no trabalho eclesial. Ao olhar o jovem, sempre espero uma ação transformadora e restauradora, pois é assim que se vive nesta faixa etária. Caiu! não fique deitado esperando alguém passar por cima, ou mesmo te levantar, por si mesmo,  levante-se, pois a luta continua, a caminhada prossegue  o povo de Deus continua a seguir seu caminho rumo à promessa da vitória no plano pactual divino.

Portanto, jovem presbiteriano, veja que possibilidades você tem de vida. Olhe pra cruz, olhe pra vida em Jesus Cristo. Vamos seguir avante, pregando o mesmo evangelho que nossos pais, neste velho e depauperado mundo, pregaram. Mas, o façamos felizes em podermos servir ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos dias hoje, Século XXI. Você é forte, a palavra de Deus permanece em seu coração, por isso você está vencendo certamente o maligno e todas as demais tentações que lhe vierem. Vamos, firmes, valentes, vencendo e por vencer.                                                           (

Pr. Maurício Ferreira)

10 de maio de 2013

MÃES, ESPECIALMENTE MÃE - PARABÉNS!


O mundo carece de algumas coisas importantes para uma vida mais agradável. Mas creio eu que mais que importantes, algumas coisas devem ser relevantes. Gosto de brincar muitas vezes com palavras e outras vezes com adágios populares, e um daqueles que gosto de me divertir infantilmente é  "ser mãe é padecer no paraíso". Então brinco mudando as palavras e coloco que "ser mãe é o Pai descer no paraíso". Então vou ao Éden e escuto a voz de Deus dizendo assim à Eva: "multiplicarei grandemente a dor da tua concepã ̄o; em dor darás à luz filhos..." (Gênesis 3.16). O texto nos faz inferir que o papel áureo da vida de Eva,  a mãe da humanidade, da vida de uma mulher, é  o da maternidade.

Não levando em conta as dores, que advieram por causa do pecado, podemos ver que a maternidade é um projeto do Deus vivo. Nascer requer um pacto de amor, e mesmo que doloroso, um pacto de amor entre Deus e o ser humano pecador, e ainda entre o ser humano e o ser humano.

Quero dizer com tudo isso, que na vida do ser humano gregário, familiar, o papel mais relevante que existe é o da mãe. Dentro da visão do afeto, do carinho, e principalmente do processo gestacional e sentimental, ninguém tem maior apego que uma mãe, nem o filhos ou filhas; da gestação e geração da vida até o final dela, mãe é especialmente mãe. Embora a vida surja no encontro dos gametas, ela germina e cresce no bojo do mais valioso vaso criado por Deus para especificamente assumir a bênção maternal.

Mães recebam a homenagem dos filhos, grandes e pequenos, ricos e pobres, bons e maus, alegres e tristes, felizes e insatisfeitos, ou mesmo agourentos, mas todos filhos que sabem exatamente o que é o amor de mãe. As respostas filiais podem não ser positivas, mas nenhum filho pode suspeitar do amor materno, pois as mães foram feitas da essência divina, chamada amor. Mãe, mãe de verdade ama, ponto final. Feliz dia das mães a cada MULHER hoje.



                                      (Rev. Maurício Ferreira)